segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Figo está doente

Começámos por achar que tinha comido um rato envenenado ou um qualquer animal do campo que pudesse ter-lhe caído mal. Passou dois dias a vomitar, frágil e visivelmente indisposto. A meio do segundo dia percebemos que podia ser mais do que isso. Afinal, não é à toa que, jocosamente, lhe chamamos Figus Trombosis... Ele tem lutado pela vida e estava muito melhor nos últimos tempos. A cara já não estava à banda e já não coxeava nem um bocadinho! Mas ontem, voltou a acontecer outra vez. Ainda sem saber do que se tratava, dei-lhe todo o apoio que um humano pode dar a um animal. Agarrei-o, partilhei do sofrimento dele, das convulsões, dos vómitos e dos tremores. Disse-lhe, afagando-lhe a cabeça e o focinho, que ia ficar tudo bem. E a baba continuava a escorrer-lhe pelo lado esquerdo da cara. Afinal, estava a ter outra trombose. Hoje já está melhor, menos desengonçado, porém outra vez coxo e com o olho esquerdo quase fechado... É um cão, mas daqueles que roça a irmandade; já não é o cão de lá de casa de toda a vida, mas é o seu sucessor. E parecendo que não, tenho passado o dia todo preocupada com ele... Acreditando, claro, que da próxima vez que o vir ele vai receber-me, como de costume, aos saltos, a abanar o rabo, e a nem me deixar sequer sair do carro, a sujar-me as calças e a pôr-se à frente da porta de casa, para eu não entrar e como que a pedir "anda brincar comigo"!

Sem comentários: