sábado, 9 de janeiro de 2010

s a t u r d a y

Acordar cedo, ficar a rebolar na cama. Um bocadinho, só mais um bocadinho; já fazia falta, já tinha saudades - desta molenguice ou desta cama? Fará sol?

Conversar com a voz que acalma, que dá pica, que aquece a alma e derrete o frio la de fora. Quem se lembrou de inventar o telefone? Obrigada Bell.
Sair de casa, voltar ao frio - obrigada também, mãe, pelas luvas da Letónia. Há sol e sabe bem. Mas o frio mata, ainda assim.
O consumo - a tentativa de. Com este frio só apetece andar nas lojas e as "rebajas" apelam. Despe casaco, veste casaco, despe casaco. Nada como entrar e pedir café com leite e sentir o corpo a aquecer outra vez, a latejar do quente repentino e glorioso.
O amigo, de longa data. Companheiro da cultura e da tagarelice - há quanto tempo! E o Natal e a passagem de ano? E a fotografia? E yoga, sabes de yoga? Que tal o trabalho? E como vamos de amores? Que concertos estão a chegar?
A caminhada, rumo ao sol - e à comida. As claras, os pinchos, as bravas - algumas saudades também, dou-me conta.
Outras lojas, as feirinhas, o frio, a ponta do nariz a pingar, sem sensibilidade. E o chocolate quente.
E cinema? E porque não? O filme estranho, cheio de personagens estranhas. Quem se lembra de criar estas histórias? Pode haver tanto azar a acontecer a uma só pessoa? O vazio de não se saber como acaba a odisseia. Acho que realizadores assim gostam de nos pôr a ponderar se seremos burros porque não captámos alguma coisa ou se apenas estamos formatados para querer saber e ver tudo, quando se calhar assim não tem de ser.
O metro. As senhoras dos casacos de peles, o freak, a avó de boca pintada, o asiático, a sul-americana com toques de telemóvel saídos de uma qualquer guerra entre estrelas, a mãe e filhas com sapatos iguais. Um até já e um abraço.
As luvas da Letónia, um cigarro para enganar o frio, entrar em casa e simplesmente ouvir a porta a fechar atrás, com as mãos encarquilhadas e os dedos dormentes ainda do frio.
Um sorriso e um respirar fundo... Adoro sábados frios e improvisados.

3 comentários:

bacante disse...

;)

Zombaria e Debochada disse...

nao sei como aqui cheguei, mas fiquei contente por aqui ter chegado :) um optimo blog ! vai já para os nossos favoritos. um beijo da Pinguim

pufa disse...

bacante: (repetiremos?) ;)

pinguim: bem-vinda/o (é sempre bom abrir a porta a mais alguém) :)